WWW.OMAISQUERIDO.COM.BR Homepage
Início do Fórum Início do Fórum > MODERAÇÃO, CONSELHO E ASSUNTOS DO FÓRUM > Regras e Estatuto do Fórum O Mais Querido
  Mensagens novas Mensagens novas RSS Feed - Regras do FOMQ
  Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Fórum trancadoRegras do FOMQ

 Responder Responder
Autor
Mensagem
Gustavo Ver Drop Down
Moderador
Moderador
Avatar

Registrado: 07 Julho 2004
Localização: Brasil
status: Conectado
Pontos: 72660
Link direto para este Post Tópico : Regras do FOMQ
    Enviado: 07 Agosto 2009 as 10:09pm
Seção 1 - Regras de avatar, assinaturas e postagens.

1 - Assinaturas - são proibidas imagens na assinaturas. O tamanho máximo da fonte será 2. Os moderadores poderão retirar ou editar assinaturas que considerem inadequadas ou de mau gosto, sem prejuízo das ofensivas - ver regras 4 e 5. A reiteração levará o internauta a julgamento. Possíveis punições: advertência ou suspensão. 
 
2 - Avatares - poderão ser retirados avatares tidos como inadequados pelos moderadores. A reiteração levará o internauta a julgamento, nos mesmos termos da regra 1. 
 
3 - Respeito à língua - os moderadores poderão ocultar ou apagar mensagens escritas parcial ou totalmente em escrita abreviada e afins, devendo prevalecer o respeito gramatical. Possíveis punições: mensagem oculta com advertência ou, havendo reiteração, colocação do internauta no moderado (mensagens sujeitas a aprovação) por tempo indeterminado. 
 
4 - Ofensas e palavrões - mensagens, assinaturas ou avatares com comentários ofensivos sobre os analisados ou palavras de baixo nível devem se restringir ao Espaço Desabafo. Caso contrário, poderão ser editadas, ocultas, apagadas ou colocadas em julgamento, conforme avaliação do moderadorPossíveis punições: advertência e suspensão.
 
5 - Ofensas entre internautas - as mensagens, assinaturas ou avatares que contiverem termos que ultrapassem a simples crítica serão colocadas em julgamento pelos moderadores. Possíveis punições: advertência e suspensão.

5.a - Ofensa por moderador - caso a conduta tenha sido praticada por um dos moderadores, este terá 24 h para se retratar ou ficará proibido de postar na seção em que se deu a ofensa, por 48 h. Em caso de reiteração da ofensa, ficará um mês sem poder postar em qualquer seção. A punição será aplicada se três moderadores considerarem inequívoca a ofensa.

5.b - Ofensa a moderador - se a conduta for ofensiva a um moderador, em virtude de aviso, advertência ou julgamento feito por este, as possíveis punições serão suspensão e expulsão. Nos demais casos, as punições serão as da regra 5. 
 
6 - Difamações extra-fórum - mensagens que venham a colocar em dúvida ou atacar diretamente a moral e a idoneidade de pessoas de fora deste espaço deverão ser ocultas. Caso o internauta insista, a mensagem será colocada em julgamento. Possíveis punições: advertência, suspensão e expulsão.
 
6.a - Difamações internas - mensagens que venham a colocar em dúvida ou atacar diretamente a moral e a idoneidade de internautas deste fórum, que não estejam há mais de três meses sem se logar, serão imediatamente colocadas em julgamento. Possíveis punições: suspensão e expulsão. Caso o difamado esteja há mais de três meses sem se logar, prevalecerá a regra 6. 
 
7 - Abertura de tópicos repetidos ou inúteis - internautas que reiterarem abertura de tópicos de assuntos repetidos, absolutamente inúteis, ou que estejam sendo abordados em outros tópicos poderão ficar entre uma semana e um mês sem postar novos tópicos, por decisão fundamentada do moderador, sem julgamento. Em caso de reincidência, a proibição poderá ser definitiva, por meio de julgamento.
 
8 - Temas proibidos - política nacional e religião são absolutamente vedados, salvo casos de política quando estritamente relacionados ao esporte. As mensagens e tópicos irregulares serão ocultos. Em caso de reiteração, poderão ser colocadas em julgamento. Assinaturas e avatares serão retirados e, em caso de reiteração, o internauta poderá ser colocado em julgamento. Possíveis punições: advertência e suspensão.
 
9 - Fontes de informação - em princípio, nenhuma fonte jornalística é proibida. Eventualmente, de forma fundamentada, os moderadores poderão fechar tópicos baseados em notícias evidentemente fantasiosas. Também poderão proibir fontes não-jornalísticas que, reiteradamente, passem notícias evidentemente inverídicas. O desrespeito à proibição será levado a julgamento. Possíveis punições: advertência e suspensão.
 
10 - Mensagens Privadas - os moderadores não têm como intervir em seu conteúdo, podendo o internauta bloquear sua caixa para outros eventualmente indesejados. Contudo, a divulgação do conteúdo das mensagens privadas recebidas, sem a concordância da outra parte, acarretará julgamento. Punições possíveis: advertência ou suspensão. 

10.a - anuência expressa da outra parte implicará, se posterior ao julgamento, a anulação da medida.

11 - Tópicos de comentários durante os jogos do SPFC - o moderador poderá suspender, sem julgamento, o internauta que fizer comentários de forma inconveniente ou ofensiva, mesmo considerando o calor do momento. Esta suspensão durará até o fechamento do tópico. A seguir, caso o moderador considere cabível suspensão mais longa ou expulsão, será aberto julgamento, nos moldes já existentes. Possíveis punições: advertência ou suspensão.
 
12 - Novos internautas - o recém-cadastrado ingressará como membro iniciante, sendo suas primeiras mensagens automaticamente ocultas para análise da moderação. Tão logo se constate que a postagem é respeitosa, não-abusiva e escrita em razoável português, o internauta será reclassificado e suas mensagens serão liberadas. 

12.a - os moderadores poderão excluir, de plano, internautas praticantes de spam ou torcedores de outros times inscritos para fazer baixarias.
 
13 - Divulgação de tópicos e mensagens - é permitido, independentemente de autorização do autor ou moderação, divulgar tópicos e mensagens de seções e subfóruns não restritos a usuários em outros espaços da internet. Contudo, se a divulgação for dada por internauta cadastrado, este deve incluir o autor e a fonte original, caso seja o FOMQ. O descumprimento colocará o usuário em julgamento. Possíveis punições: advertência ou suspensão.

13.a - no caso de seções e subfóruns restritos a usuários, a publicação em outros espaços exigirá a autorização do autor e de um moderador, sob pena de julgamento. Possíveis punições: suspensão ou expulsão.

14 - Racismo e demais preconceitos - mensagens com opiniões que expressem inferioridade por motivo de raça ou demais preconceitos serão imediatamente colocadas em julgamento. Possíveis punições: suspensão superior a dois meses ou expulsão.

14.a - termos normalmente aceitos no âmbito do futebol como críticas à atitude de alguém não serão inclusos na regra acima, salvo fique claro que a intenção é expressar preconceito. 

14.b - se a mensagem, além de preconceituosa, for considerada crime de racismo ou injúria por motivos de raça ou demais preconceitos, a pena será sempre expulsão e o caso será levado ao conhecimento de autoridades.

15 - Pirataria e Cambismo - mensagens contendo a promoção, a apologia ou a procura de produtos piratas, bem como ingressos de cambistas serão postas em julgamento. Possíveis punições: suspensão superior a dois meses ou expulsão.

16 - Respeito ao debate e à legislação será o critério para situações não expressamente previstas nas regras acima ou nos enunciados das Seções. Patrulhamentos, deslealdades, e outros desvios, incluindo ilegalidades e desrespeito a determinação prévia da moderação, poderão levar a julgamento. Possíveis punições: advertência, colocação no moderado (por até duas semanas), ou suspensão.

16.a - se a situação puder ser qualificada como crime, também será possível determinar a expulsão do usuário. 

16.b - será considerada deslealdade em debate, para fins desta regra, a tentativa de fazer com que a opinião prevaleça de qualquer jeito, conforme o rol exemplificativo abaixo:

I - a postagem que se valer de informações deliberadamente falsas (fake news), conscientemente ou com negligência na apuração da veracidade por parte do usuário;

II - a postagem que tentar vencer debates pelo cansaço, especialmente repetindo opiniões já respondidas em tópicos que não versem sobre o assunto;

III - outras que, nos moldes das citadas acima, os moderadores considerarem igualmente prejudiciais.

16.b.1 - no caso específico de deslealdades em debates, sem configurar infração a outra regra, a primeira medida deve sempre ser advertência por mensagem privada. A persistir, advertência pública no próprio tópico da mensagem. Somente em caso de nova reincidência poderá ser aberto julgamento. 
 
17 - Duração das suspensões - a suspensão nunca poderá ser superior a 6 meses.

18 - Expulsão por suspensões cumuladas - o internauta que já tiver sofrido suspensões com somatória igual ou superior a 3 meses poderá ser expulso se houver nova infração a uma das seguintes regras: 4, 5 e 8.
 

Seção 2 - Julgamento de mensagens.
 
A - Julgamento de mensagens em geral:
 
1 -  quando um internauta fizer algo passível de advertência, suspensão ou exclusão, sua mensagem receberá um quote com a inscrição "em julgamento". Este quote iniciará um tópico em separado. No mesmo momento, será enviada uma MP ao internauta, com o link do tópico, pedindo explicações.

2 - na mensagem que abrir o julgamento, o moderador deverá indicar a regra infringida e a punição máxima que o internauta pode sofrer pela conduta.

3 - o internauta deverá dar suas explicações no tópico indicado, justificando a postagem ou retirando o que disse. A retratação será tomada, no mínimo, como atenuante.

3.a - caso o internauta cometa infrações a outras regras na sua resposta, esta conduta permitirá ao moderador dar punição superior à máxima fixada no começo do tópico, de acordo com o previsto na(s) regra(s) desrespeitada(s).

3.b - se, na explicação, o internauta se despedir do fórum ou usar algum expediente desafiando o moderador a suspendê-lo ou expulsá-lo, tomará quarenta dias de suspensão, sem prejuízo da punição pela mensagem.

3.c - se o julgamento se der por infração à regra de difamação, o internauta poderá pedir 24 h para demonstrar a veracidade do alegado.
 
4 - se o internauta não tiver aberto a mensagem privada após 48 h de seu envio, a mensagem será julgada sem sua resposta. O moderador deverá enviar e-mail após 24 h sem o recebimento da mensagem privada.
 
5 - caso a mensagem seja colocada em julgamento no fim-de-semana ou em feriado, bem como nas vésperas destas ocasiões, os prazos da regra acima serão acrescidos em 48 h.
 
6 - quando a mensagem julgada contiver ofensas a um moderador, quem aplicará eventual medida será outro moderador. O moderador ofendido só poderá colocar a mensagem em julgamento se não houver nenhum outro moderador online. Neste caso, poderá aplicar advertência ou suspensão provisória em caso de resposta insatisfatória, devendo outro moderador fazer o julgamento definitivo.

7 - encerrado o julgamento, o tópico deve ser fechado, devendo eventuais críticas ser feitas por MP aos moderadores ou na sala do Conselho, incluindo pedido de revisão.

8 - no caso de suspensão até três dias, a medida poderá ser substituída por advertência se três moderadores se manifestarem em até 24 h do julgamento.

9 - em hipótese alguma os demais internautas, incluindo conselheiros, podem escrever no tópico do julgamento. Quem o fizer terá a mensagem retirada. 
 
B - Revisão: 

1 - as suspensões superiores a três dias poderão ser revistas no Conselho até 24 h depois do julgamento, por força de provocação de um moderador ou conselheiro, que abrirá tópico explicando por que discorda da medida aplicada, seja por excesso ou brandura. A mensagem inicial do tópico dirá a medida que entende cabível.

2 - na hora seguinte ao pedido de revisão, outros conselheiros poderão se manifestar, a favor ou contra o decidido.
 
3 - a seguir, o moderador que decidiu terá 2 h, contados do momento em que abrir MP comunicando a revisão, para defender sua decisão. O prazo poderá ser aumentado a pedido do moderador, caso se encontre sem condições de responder em tal prazo, no limite de 12 h.

4 - após esta fase, os demais moderadores terão 24 h para ratificar a decisão ou apresentar decisão divergente - que pode ou não ser a mesma de quem pediu a revisão. No silêncio, será considerado que o moderador concordou. Conselheiros não participam da decisão.

5 - a revisão será decidida por maioria de votos. Caso se aumente ou diminua a suspensão, ou se converta expulsão, advertência ou absolvição para suspensão, prevalecerá a média aritmética das suspensões aplicadas. 

6 - se a revisão pedir medida mais branda, os moderadores não poderão agravá-la; se pedir medida mais grave, não poderá ser abrandada.

C - Quarentena: 

1 - quando, em tópico que não seja de julgamento,  o internauta anunciar sua despedida do fórum por se considerar perseguido ou outra causa tida como melodramática, será automaticamente suspenso por 40 dias, sem julgamento. 

2 - caso o internauta cometa outra infração em conjunto com a despedida dramática, terá a punição somada à quarentena, sem julgamento - já que abriu mão de se manifestar ao se despedir.

3 - se a despedida se der pela segunda vez, o internauta será expulso.


Seção 3 - Mensagens e atos externos ao fórum. 

1 - Nenhum internauta será julgado pelo que postar ou fizer fora do FOMQ, salvo difamação ou ofensa aos moderadores por conta de sua atividade de moderação, ou a qualquer internauta por causa de sua atividade no FOMQ.

1.a - O moderador só poderá iniciar julgamento caso o internauta ofendido ou difamado o requeira, uma vez ciente da ofensa ou difamação.

1.b - Não haverá julgamento se o internauta ou moderador difamado fizer parte da mesma rede social do ofensor e este tiver marcado o ofendido ou difamado, de modo a lhe possibilitar imediata ciência da mensagem.

1.c - Tampouco haverá julgamento por ofensas e difamações que o internauta colocar em redes fechadas como o Whatsapp, ou em perfil de rede social com abrangência restrita.

2 - Ocorrida uma destas hipóteses, o internauta será julgado da seguinte forma:

a - através de MP, e-mail e mensagem pela rede social (se possível), será chamado a dar explicações no fórum em 24 h, a contar da abertura da MP;

b - as explicações seguirão os mesmos preceitos dos demais julgamentos, inclusive quanto à possibilidade de revisão. 


Seção 4 - Retorno de internauta expulso.
 
1 - o pedido deverá ser formulado pelo próprio internauta, por escrito e dirigido ao moderador que o expulsou. Caso este moderador tenha deixado as funções, o pedido será dirigido a todos os moderadores. Podem enviar o pedido por e-mail para um dos moderadores e ele será encaminhado aos demais. 
 
2 - os moderadores discutirão o pedido por 48 h e, só depois deste prazo, poderá ser aberta votação, salvo se todos os moderadores estiverem de acordo durante o debate. Neste caso, a votação poderá ser imediata.
 
3 - o voto contrário do moderador que expulsou valerá o dobro, de modo que, neste caso, serão necessários 4 votos a favor para o deferimento do retorno. Se houver empate, a questão passa para os conselheiros, onde será discutida em 72 h e votada a seguir. Em caso de empate, o retorno é aprovado.
 
4 - em caso de internauta expulso mais de uma vez, o empate encerra a questão contra o pedido. Se a votação dos moderadores for favorável, deverá ser ratificada pela maioria dos conselheiros, nos termos da regra anterior. 
 
5 - não há possibilidade de retorno nos casos de difamação, calúnia e racismo.
 
6 - se rejeitado, um novo pedido só poderá ser apresentado ao menos 6 meses depois.
 
7 - caso o motivo da expulsão tenha sido uma ofensa a internauta, este deve ser consultado antes de iniciada a votação dos moderadores. Terá 24 h para emitir opinião, sem que esta vincule o voto, seja a favor ou contra. A consulta será dispensada se o internauta ofendido também tiver sido expulso ou não tiver se logado no fórum há mais de um mês em relação à data do pedido.


Editado por Gustavo - 29 Maio 2019 as 9:45am
Gus
Voltar para o topo
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down



Página aberta em 0.188 segundos.