WWW.OMAISQUERIDO.COM.BR Homepage
Início do Fórum Início do Fórum > Memorial TELÊ SANTANA > Colunas Antigas
  Mensagens novas Mensagens novas RSS Feed - Nova Carta Aberta a Daniel Perrone - sem engano
  Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Nova Carta Aberta a Daniel Perrone - sem engano

Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem
Gustavo Ver Drop Down
Moderador
Moderador

status: Offline
Pontos: 72551
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Gustavo Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico : Nova Carta Aberta a Daniel Perrone - sem engano
    Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 9:18am
Caro Daniel,

Há 3 anos, equivoquei-me ao criticar um texto seu na SP Net como suposta indireta para mim. Depois disso, os fatos foram esclarecidos, nós nos conhecemos e vi que você é uma pessoa não apenas íntegra, como esclarecida. É por isso mesmo que me sinto muito à vontade para, sem vestir carapuça, não só discordar deste trecho de sua resenha no Blog do Torcedor, como lamentá-lo. Falo desta passagem:

Vamos incendiar o Cícero Pompeu de Toledo. Apenas um recado aos corneteiros, reclamões e críticos em geral: NÃO COMPAREÇAM, NÃO VEJAM PELA TV E NEM PROCUREM SABER PELO RÁDIO. Não transmitam o negativismo, a zica e o pessimismo para quem quer prestigiar o clube que ama. As críticas construtivas ou os lamentos exaltados deixamos para depois. O momento dentro de campo é de total apoio. Belê?

Não, não tá belê. Você tem todo o direito de emitir todas as suas opiniões, mas não o de determinar quem deve comparecer ao estádio, ligar a TV ou ouvir pelo rádio. Quer propagar que crítica é traição? OK, isso é a sua opinião, mas acaba aí. Qualquer coisa além disso vira patrulhamento. Infelizmente, este trecho teve tudo a ver com o seu mote: TERROR na Libertadores. Terror na pior acepção da palavra - aquela que implica intolerância e ignorância com quem ousa não aderir ao otimismo compulsório.

Até compreendo que o objetivo de um blog de torcedor não é o de promover debater racionais sobre o clube, mas você poderia ter passado sua mensagem otimista sem atacar quem pensa diferente. O trecho que destaquei não faz a menor falta no âmago do seu texto e, para mim, apenas foi um subterfúgio para atingir um tipo de torcedor que você, pessoalmente, não gosta. Eu também não gosto de torcedores que vão ao estádio para ficar reclamando o tempo todo, assim como acho insuportáveis aqueles que vêem como torcedor de verdade o que nunca reclama e ainda aplaude. Para mim, tanto uns quanto outros fariam um favor se ficassem em casa. Mas, ainda assim, não tenho autoridade para proibir que sigam ao estádio, muito menos que acompanhem via sofá.

"Negativismo, zica e pessimismo" existiram, existem e existirão sempre. Não só no futebol, como na vida. Conviver com estes sentimentos e superá-los faz parte da conquista. Nenhum atleta se torna um vencedor sem isso. Se algum jogador quiser disputar uma Libertadores achando que só um clima de pensamento positivo total vai permitir que jogue bem, aí sou eu quem implora: fique na concentração e poupe-nos do constrangimento. Nada contra manifestações por bons agouros, mas como contraponto e nunca como regra de "ame-o ou deixe-o", como se não houvesse bons motivos para desacreditar - o que, como você bem sabe, não é a mesma coisa que torcer contra.   

Nós somos quase da mesma idade. Não chegamos a viver dias de autoritarismo nem como adolescentes, mas passamos por resquícios ainda na infância. Duvido que, no seu colégio, não tinha culto à bandeira compulsório, ou manifestações muito espontâneas de agradecimento aos "heróis de 31 de março", que a gente nem sabia direito quem eram. Você tem um trunfo em mãos: um endereço que atinge tanto a comunidade tricolor na rede como as pessoas de fora dela. Pode e deve usá-lo com a inteligência e o senso pluralista que acreditamos ter. Então leia o meu recado e lembre que, por melhores que sejam as intenções, não é convidando os discordantes a se tornarem cegos e surdos que os sonhos se tornarão realidade.

Saudações tricolores, e vamos tocar o FUTEBOL TRICOLOR nessa Libertadores.

Editado por Gustavo - 17 Fevereiro 2010 as 6:47pm
GODiniz!!!!!!

http://www.omaisquerido.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=44906&PID=1262152&title=rodada-21#1262152
Voltar para o topo
Mauro Ver Drop Down
Membro SPFC x Barcelona - Mundial 1992

Pontos: 23949
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Mauro Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 9:52am
Gustavo,

Gastou muitas linhas e neurônios para comentar o "recado" do blog. Esse tipo de redação, não merece tanto apreço.

Para mim, resumiria tudo a apenas uma palavra : lamentável.

Abs,

Mauro

Editado por Mauro - 17 Fevereiro 2010 as 9:55am
Voltar para o topo
Sérgio Bento Ver Drop Down
Moderador
Moderador

Pontos: 16422
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Sérgio Bento Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 11:19am
Daniel quem? Para mim, nada relevante.

De resto, concordo com o Gustavo.
Voltar para o topo
Ivan Cena Ver Drop Down
Membro SPFC x Botafogo - Copa Bozo 96

Pontos: 117
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Ivan Cena Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 11:34am
Essa pessoa não tem a menor credibilidade para mim, ele ignora qualquer tipo de critica que faça ao time.

Provavelmente deve ter ignorado o texto como ele sempre faz.

Editado por Ivan Cena - 17 Fevereiro 2010 as 11:38am
Voltar para o topo
Mesquita Ver Drop Down
Membro SPFC x Milan - Mundial 1993
Membro SPFC x Milan - Mundial 1993

Pontos: 8904
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Mesquita Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 12:23pm

Eu até pensei em escrever alguma coisa mais elaborada, mas acredito que será de difícil compreensão, pra quem se julga "ditador" das minhas atitudes a tomar ou não...

Só me atendo ao trecho imbecil do "Apenas um recado aos corneteiros, reclamões e críticos em geral: NÃO COMPAREÇAM, NÃO VEJAM PELA TV E NEM PROCUREM SABER PELO RÁDIO."

Eu vou, verei, ou procurarei saber o que bem me interessa e quando me der na telha. Se eu fosse algum tipo de "macaca de auditório" ou uma claque, pra ficar sorrindo ou "cantando e rodando em ritmo de festa" com alguma obrigação com o espetáculo (seja ele mambembe ou não) ou time que vejo em campo, ainda que me desagrade, nada poderia falar ou fazer, afinal, para algazarra descerebrada, por vezes são estes os recursos (as macacas e as claques).

Mas eu sou torcedor e CLIENTE, do SPFC. Eu consumo e faço gosto em divulgar ou obter o que o Clube disponibiliza (seja como sócio torcedor, seja com camisas, seja com produtos, seja com PPV, seja indo ao estádio, etc). Como torcedor com massa encefálica, e com alguns anos de vida tendo visto tantos outros São Paulo FC, me desagrada profundamente ver um monte de lixo em campo, em algumas ou seguidas ocasiões. Aí entra a paixão, sem cegueira. Eu desejo se possível o melhor, não quero me satisfazer com os restos como as hienas. Como cliente, tenho total direito sim de opinar, de criticar, de cornetar ou o que me interessar, desde que num limite óbvio de civilidade. Não vivo de caridade do SPFC, consumir o SPFC custa o dinheiro suado que eu ganho, e invisto querendo ter retorno como cliente e torcedor. Então, aplaudirei quando assim o achar justo, criticarei da mesma forma, ambos quando me achar no dever ou direito.

Então, em resumo: vá patrulhar suas negas.   

PS.: Perdoem-me os moderadores, conselheiros ou internautas se me excedi em algum ponto, aceito as eventuais adequações. É que esse tipo de afirmação, me dá no saco.

Editado por Mesquita - 17 Fevereiro 2010 as 12:25pm
Voltar para o topo
jaat Ver Drop Down

Pontos: 16838
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote jaat Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 12:27pm
Como fica claro na carta, qualquer um pode ser otimista ao extremo, mas não pode patrulhar as expectativas alheias. No nome, no papel, até temos um time forte, mas até o momento não vimos isso se refletir em campo. Logo, uma postura crítica é mais do que natural, e patrulhamento não é a solução pra resolver os problemas do time, além de ser um comportamento lamentável.
"Estive como um mineiro atrás de um coração de ouro. E eu estou ficando velho" Neil Young
Voltar para o topo
André Mello Ver Drop Down

Pontos: 26877
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote André Mello Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 12:55pm

É por causa de "hienas populistas" como esse cara que ainda temos que aguentar no time jogadores como Roger, Richarlyson, Renato Silva e um tecnico de mentira como o Ricardo Gomes, para este tipo de torcedor esses jogadores devem ser aplaudidos e incentivados independente do nivel de atuações deles.

Afirmo mais uma vez que isso não é papel de torcedor, isso é papel de bobo alegre.

Voltar para o topo
Valin Ver Drop Down
Membro SPFC x Liverpool - Mundial 2005
Membro SPFC x Liverpool - Mundial 2005

Pontos: 5595
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Valin Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 1:30pm
Odeio estes brados de verdadeiro torcedor. Aliás, este é o motivo que vim parar aqui no FOMQ.

Lamentável o texto do Perrone, mais um vez.

-
Voltar para o topo
Jerônimo Ver Drop Down

Pontos: 11525
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Jerônimo Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 1:46pm
Tenho várias críticas ao atual momento do São Paulo nos mais diversos assuntos. Não fui ao jogo, mas acompanhei pela TV.

Fui um mau menino?
Voltar para o topo
Sérgio Bento Ver Drop Down
Moderador
Moderador

Pontos: 16422
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Sérgio Bento Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 1:50pm
LOLLOLLOL

Originalmente Postado por Jerônimo Jerônimo Escreveu:

Tenho várias críticas ao atual momento do São Paulo nos mais diversos assuntos. Não fui ao jogo, mas acompanhei pela TV.

Fui um mau menino?
Voltar para o topo
nozaki Ver Drop Down

Pontos: 14382
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote nozaki Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 2:22pm
Só faltou ele comentar do verdadeiro tricolor.

Editado por Gustavo - 18 Fevereiro 2010 as 4:50pm
Valeu Maestro Roberto Dias!!
Valeu Mestre Telê!

Voltar para o topo
Mauro Ver Drop Down

Pontos: 23949
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Mauro Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 4:38pm
"By the way", onde estarão as viuvas de MR após essa espantosa campanha do mesmo lá na Lusa Verde ?

Mauro
Originalmente Postado por André Mello André Mello Escreveu:

É por causa de "hienas populistas" como esse cara que ainda temos que aguentar no time jogadores como Roger, Richarlyson, Renato Silva e um tecnico de mentira como o Ricardo Gomes, para este tipo de torcedor esses jogadores devem ser aplaudidos e incentivados independente do nivel de atuações deles.

Afirmo mais uma vez que isso não é papel de torcedor, isso é papel de bobo alegre.
Voltar para o topo
Fernando Mello Ver Drop Down

Pontos: 11384
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Fernando Mello Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 6:22pm
Lamentável. Seria o mesmo que pedir aos "verdadeiros torcedores" que se calem caso o time fracasse.

Olha que belo slogan: "Acreditou? Agora cala a boca otário!"

Vamos imaginar que tenha sido uma simples diarréia mental. Prefiro não acreditar em populismo barato.
Voltar para o topo
Bauer Ver Drop Down
Conselheiro
Conselheiro

Pontos: 12336
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Bauer Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 6:45pm
É realmente muito triste que um baita espaço para os torcedores são paulinos esteja sendo desperdiçado com bobagens.
Voltar para o topo
Caves Ver Drop Down

Pontos: 17198
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Caves Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 7:10pm
Lendo o texto vi um torcedor de organizada. 
Como acabar com seu otimismo? Torça para esse SPFC.
Voltar para o topo
Dunross Ver Drop Down

Pontos: 498
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Dunross Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 7:41pm
Aproveitando a deixa, eu gostaria de mandar um recado para as hienas de plantão, aqueles que, como o autor do texto, esperam apoio incondicional de todos, que não aceitam que ninguém aja com senso crítico, que pensam que torcer é apenas ficar cantando e gritando sem motivo, que acham que marmanjos que ganham dezenas ou centenas de milhares de reais por mês precisam que todos passem a mão em suas cabeças.
A essas pessoas, além do meu desprezo, empresto uma frase do próprio Perrone: NÃO COMPAREÇAM, NÃO VEJAM PELA TV E NEM PROCUREM SABER PELO RÁDIO. Livrem o SPFC de pessoas como vocês - acríticas. Livrem o SPFC de pessoas como vocês - meros seguidores. Livrem o SPFC de pessoas como vocês - que por aplaudir tudo, deixam de ter o que aplaudir.
Nada é perfeito. Nada merece aplausos e apoio o tempo todo. O que está errado continua errado quando não há ninguém para apontar, criticar, cornetar. Perde-se qualquer oportunidade de evolução.
Voltar para o topo
André Mello Ver Drop Down

Pontos: 26877
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote André Mello Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 10:07pm
Irretocavel! Clap 

Originalmente Postado por Dunross Dunross Escreveu:

Aproveitando a deixa, eu gostaria de mandar um recado para as hienas de plantão, aqueles que, como o autor do texto, esperam apoio incondicional de todos, que não aceitam que ninguém aja com senso crítico, que pensam que torcer é apenas ficar cantando e gritando sem motivo, que acham que marmanjos que ganham dezenas ou centenas de milhares de reais por mês precisam que todos passem a mão em suas cabeças.
A essas pessoas, além do meu desprezo, empresto uma frase do próprio Perrone: NÃO COMPAREÇAM, NÃO VEJAM PELA TV E NEM PROCUREM SABER PELO RÁDIO. Livrem o SPFC de pessoas como vocês - acríticas. Livrem o SPFC de pessoas como vocês - meros seguidores. Livrem o SPFC de pessoas como vocês - que por aplaudir tudo, deixam de ter o que aplaudir.
Nada é perfeito. Nada merece aplausos e apoio o tempo todo. O que está errado continua errado quando não há ninguém para apontar, criticar, cornetar. Perde-se qualquer oportunidade de evolução.

Voltar para o topo
Itiro Ver Drop Down

Pontos: 345
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Itiro Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 10:15pm
Concordo com a carta do Gustavo, ninguém tem o direito de me dizer como torcer ou deixar de torcer, se ao invés de um recado houvesse um pedido não teria problemas: é um direito dele de pedir e meu de não atender. Mas parece que estamos começando a cometer o mesmo erro por aqui.

Principalmente porque no próprio trecho destacado ele diz que as críticas devem ser deixadas para depois, ele não está defendendo o apoio incondicional o tempo todo, só durante o jogo.
Voltar para o topo
Gustavo Ver Drop Down
Moderador
Moderador

Pontos: 72551
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Gustavo Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 10:36pm
Ele diz que as críticas construtivas devem ser deixadas para depois, e eu também vejo uma subjetividade perigosa nisso. Crítica construtiva no entender de quem? O que passa por construtivo e o que é tido como destrutivo? No futebol, as coisas não são simples assim. Dizer que um jogador não acerta um passe é, necessariamente, querer destrui-lo?

É evidente que há críticas e críticas, mas a qualidade não se mede por construtividade, e sim pelos fundamentos da opinião. No dia em que não só o futebol, mas qualquer área se reduzir às ditas críticas construtivas, recheadas de politicamente correto e medo de desagradar, vai tudo ficar tão chato como seria se o mote fosse falar o que pensa sem pensar no que fala. Não é porque um Neto é irritante que um Caio Pompom é agradável.

Originalmente Postado por Itiro Itiro Escreveu:

Principalmente porque no próprio trecho destacado ele diz que as críticas devem ser deixadas para depois, ele não está defendendo o apoio incondicional o tempo todo, só durante o jogo.
GODiniz!!!!!!

http://www.omaisquerido.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=44906&PID=1262152&title=rodada-21#1262152
Voltar para o topo
Itiro Ver Drop Down

Pontos: 345
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Itiro Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fevereiro 2010 as 11:11pm
E foi por isso que não especifiquei qual tipo de críticas, acho que a crítica ser construtiva ou não depende mais de quem a recebe do que de quem a faz. Em muitos momentos um "Está uma m*rda!" é tudo o que alguém precisa ouvir para melhorar. 

E no texto está escrito "críticas construtivas e lamentos exaltados" mas não foi este o ponto do meu comentário. Assim como ele não tem o direito de excluir quem não concorda com ele sobre a melhor forma de torcer, nós também não podemos fazer isso.

Ser vaiado a cada passe errado não deve ajudar a maioria das pessoas, este é o ponto de vista que ele parece querer defender no texto. Sei lá se está certo, não vejo problemas em vaiar alguém quando está sendo substituído depois de uma partida horrível, mas acho ruim quando a torcida pega no pé de alguém desde o primeiro minuto de jogo.

Originalmente Postado por Gustavo Gustavo Escreveu:

Ele diz que as críticas construtivas devem ser deixadas para depois, e eu também vejo uma subjetividade perigosa nisso. Crítica construtiva no entender de quem? 
Voltar para o topo
 Responder Responder Página  12>
  Compartilhar Tópico   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Página aberta em 0.234 segundos.