WWW.OMAISQUERIDO.COM.BR Homepage
Início do Fórum Início do Fórum > MODERAÇÃO, CONSELHO E ASSUNTOS DO FÓRUM > Comunicados dos Moderadores
  Mensagens novas Mensagens novas RSS Feed - 17 anos de autonomia - STILL ALIVE, STILL KICKING
  Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

17 anos de autonomia - STILL ALIVE, STILL KICKING

Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem
Gustavo Ver Drop Down
Moderador
Moderador

status: Conectado
Pontos: 72660
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Gustavo Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico : 17 anos de autonomia - STILL ALIVE, STILL KICKING
    Enviado: 01 Julho 2020 as 7:42am
1º de julho de 2003. Já foram tantas mensagens de aniversário que é duro não me repetir. Posso dizer que tenho satisfação de ver que o fórum não é o de 17 anos atrás. Nem o de 10 anos atrás. Nem o de 5 anos atrás. O mesmo vale para cada um dos foristas que segue com a gente ou parou de nos acompanhar. A maioria já chegou à faixa etária em que aprendemos que o melhor dos chamados "bons tempos" é que eles não voltam. Ficam lá, cada vez mais idealizados e queridos. Quanto menos tentativas de revival, melhores. O FOMQ se orgulha de ter estes bons tempos, bem como de ter seguido a vida. 

O maior lamento é, a esta altura, ficar na dúvida sobre se ficamos tristes ou aliviados por não estarmos debatendo a razão de nossa existência, o São Paulo Futebol Clube. Mas ao menos isso permitiu até mostrar a qualidade dos debates no assunto que, infelizmente, definirá 2020 para sempre. Pessoalmente, e acredito falar pelos demais moderadores, estou pronto para colocar o dedo no interruptor, quando sentir que ninguém mais faz questão do FOMQ. Mas a luz segue acesa, enquanto quiserem que fique acesa.

GUS

Chegamos aos 17 anos numa situação inusitada não apenas para o fórum, mas para o mundo. De repente ficamos sem São Paulo, sem futebol, sem Olimpíadas, sem NBA, sem boa parte do que move nosso espaço. Pior que fim de ano, onde ainda rola um futebolzinho europeu e um mercado de inverno.

Quando tanta gente fala sobre o "novo normal" e tenta especular como será a vida após esse tsunami global, mesmo sendo este um espaço virtual, fica a pergunta: como chegaremos aos 18 anos? O momento do time sempre impacta muito nossa interação aqui e o clube também se encontra numa situação onde tudo pode ser diferente em 2021.

Teremos o fim da Era Juvenal e seus malefícios? A esperança de voltar a sermos grandes? Ou vamos seguir o caminho do Cruzeiro? Assim como para um jovem, nossos 18 anos serão marcantes...

AMARAL

O FOMQ para mim é uma especie de último refúgio de uma internet ainda não invadida pelo imediatismo e pelo extremismo que afloraram com as redes sociais, embora por óbvio não esteja totalmente livre deles. O formato de fórum exige leitura e um detimento diante do computador que se distancia do rápido teclar dos dispositivos móveis em plataformas que limitam o número de caracteres. Com regras claras e pessoas de diversas formações, era natural que um aprofundamento das questões (não só) esportivas fosse muito acima da média. Por isso persiste e resiste, mesmo que com visibilidade reduzida, pois sempre haverão os que não se contentam com a superficialidade e a histeria.

SÉRGIO BENTO

Desses 17 anos de FOMQ estou registrado desde 2008 mas estava espiando por algum tempo antes. Comecei a postar nos tópicos não relacionados ao São Paulo pois, apesar do nosso interesse comum no tricolor, percebia que era um espaço diferenciado no conteúdo e na forma, com discussões inteligentes sobre todos os assuntos mesmo com tantas pessoas diferentes presentes.

No meu tempo aqui nosso tricolor passou por poucos momentos de glória e inúmeros vexames, e o fundo do poço parecia (parece?) cada vez mais nítido. Mesmo assim o FOMQ perseverou e agora, no meio da epidemia, continuamos ativos mesmo sem notícias sobre o time, ou sequer uma perspectiva confiável de retorno aos gramados. Nem as redes sociais tampouco o COVID-19 conseguiram esvaziar nosso espaço. Talvez o apocalipse consiga nos desfazer (e nesse ritmo de 2020, capaz dele vir até o final do ano), mas tenho certeza de que, mesmo em outro plano existencial, reabriremos o tópico do Dia do Amigo para celebrar o imortal PPT do querido (e recuperado!) Douglas.

FÁBIO AUGUSTO

Sou forista desde 2003/2004 aproximadamente (a memória não é das melhores). Nesse período o espaço do FOMQ sempre foi um oásis nos debates sobre o SPFC, sobre o futebol, sobre quase tudo que é possível debater sem que se perca as estribeiras. Quer dizer, quase tudo, porque não foram raras as vezes que vi moderadores intervindo nas discussões mais acaloradas sobre o Muricy por exemplo. (...rs...)

Fui convidado a ser moderador e ao invés de me trazer mais participações me colocou num ponto onde o campo de visão eram os foristas, e isso me proporcionou a chance de observar mais que debater. E como foi bacana poder ler comentários, ideias, sugestões, críticas e conseguir aprender mesmo quando discordo. Até mais quando discordo, para ser sincero.

Em mais um aniversário do FOMQ continuo acreditando num espaço amplo, democrático, onde as pessoas precisam exercitar o hábito do debate contextualizado, que foge às regras usuais das redes sociais em que se busca a lacração fácil da frase de efeito. 

Parabéns e vida longa ao FOMQ!

CESAR
Gus
Voltar para o topo
Zetti Ver Drop Down
Conselheiro
Conselheiro

Pontos: 12246
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Zetti Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 8:41am
Uma das melhores coisas do FOMQ é esse antídoto contra a facilidade da gratificação instantânea das redes sociais. Aqui a gente precisa pensar um pouco mais, ter mais cuidado (no sentido de esmero) com o que vai escrever, porque vai ser confrontado e julgado. E isso, num certo sentido, é chato. É muito mais legal postar o que vem na cabeça e ficar esperando as palminhas. Só que o mundo das redes sociais é mais efêmero, até descartável, por isso precisamos sempre mais daquilo, e que nunca parece realizar muita coisa. 

PS: sem o FOMQ nessa quarentena eu fatalmente estaria maluco e tenho plena consciência de que me excedi algumas vezes nesse período, aqui.
The Flat Earth Society has members all around the globe
Voltar para o topo
Gustavo Ver Drop Down
Moderador
Moderador

Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Gustavo Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 10:03am
Meu professor de tênis costuma diferenciar suas aulas dizendo "aqui a bola volta". É a chatice a que o Zetti se refere, no bom sentido. Inclusive pra mim. A gente vai, posta achando que não tem furos e, não raro, vem outro mostrando um dado que coloca em cheque a conclusão. Dá mais trabalho, mas é muito mais interessante e menos irritante do que colocar uma mensagem fundamentada e voltar um clichê pra você fazer um buraco do outro lado da quadra. Se fosse assim, o fórum não teria graça. 
Gus
Voltar para o topo
Diogo Ver Drop Down
Membro SPFC x Guarani - Brasileiro 86

status: Offline
Pontos: 4719
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Diogo Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 10:30am
Esse estimulo ao debate, ao confronto daquilo que nós imaginávamos como claro e óbvio em nossas mentes, pelo menos pra mim, é a razão do FOMQ perdurar por tanto tempo. E que assim seja, pelo tempo que for.

Parabéns pra nós, ao FOMQ!
Queremos títulos, pitbull do JJ!
Voltar para o topo
Alexandre-PR Ver Drop Down
Conselheiro
Conselheiro

Pontos: 8894
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Alexandre-PR Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 10:52am
Caramba, quanto tempo.

Particularmente, entrei aqui pelo futebol e hoje vejo que o que mais me interessa ler são os outros assuntos (até porque o SPFC não ajuda, claro). Aprendi muito mais sobre vários assuntos (como o Covid, pra ficar no exemplo óbvio), que em outros lugares "oficiais". Não tenho tido muito o que contribuir escrevendo, mas não passo um dia sequer sem ler, desde que me registrei, nem lembro quando.

Interessante é ver que quem está há mais tempo registrado consegue perceber o amadurecimento pessoal junto com o FOMQ, o que reflete na qualidade (pra mais) e quantidade (pra menos) de mensagens que a gente vê diariamente.

Nunca tive redes sociais (na verdade, tenho twitter, mas uso pra ler coisas de tênis e do SPFC, não sei se vale, pois não debato nada), então não sei como é fora, o meu parâmetro é aqui.

E por fim, uma coisa que nunca disse, mas que deve ilustrar como aqui é importante na vida da gente: eu nunca tinha lido profundamente sobre Bitcoin e Blockchain, e por isso abri um tópico aqui (acho que ainda está ativo). A partir dos debates nele, comecei a me interessar pelo assunto, e fiz umas matérias de mestrado como aluno especial para estudar mais a fundo. Dos estudos nestas matérias veio um convite do professor para escrever um livro sobre Blockchain, o que acabou acontecendo ano passado (e teve uma boa aceitação). Tenho convicção que essa sequencia de coisas se deu por conta do tópico aberto aqui, pela profundidade dos debates e divergência de opiniões. Sou bem grato quanto a isso.

Voltar para o topo
Mauro Ver Drop Down
Membro SPFC x Barcelona - Mundial 1992

Pontos: 23980
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Mauro Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 11:09am
17 anos..

Era casado, me separei...

Tinha emprego em CLT, deixei de ter....

Passei a ser PJ num CLT disfarçado e depois iniciei minha própria empresa...

Perdi pai e mãe...

Quase perdi meu irmão...

Tive namoradas, umas mais duradouras, outras menos...

Meu filho cresceu e hoje cursa Engenharia Química, como eu..

Eu tinha mais futuro que passado.... Hoje, tenho mais passado que futuro...

O São Paulo foi muita alegria, hoje só me traz tristeza...

Perdemos o Daniel Milani...lamentavelmente.

Uma breve história do Mauro na dobra espacial do FOMQ.

Abs a todos.
Voltar para o topo
Alemão Ver Drop Down
Membro SPFC x Corinthians - Paulista 98
Membro SPFC x Corinthians - Paulista 98

Pontos: 2483
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Alemão Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 12:04pm
Parabéns!!!! Clap

Estes 17 anos são pós independência? Lembro que vim parar aqui através do site proibido. 
Salve o Tricolor Paulista ...
Voltar para o topo
Gustavo Ver Drop Down
Moderador
Moderador

Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Gustavo Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 12:20pm
Sim. Com o Site Proibido o fórum tem mais de 18 anos. 

Originalmente Postado por Alemão Alemão Escreveu:

Parabéns!!!! Clap

Estes 17 anos são pós independência? Lembro que vim parar aqui através do site proibido. 
Gus
Voltar para o topo
Gustavo Ver Drop Down
Moderador
Moderador

Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Gustavo Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 3:05pm
E pra constar: como somos um espaço pequeno, aqui ninguém vai ter que informar RG e celular...Big smile
Gus
Voltar para o topo
SaoPaulinoNY Ver Drop Down
Membro SPFC x Botafogo - Copa Bozo 96
Membro SPFC x Botafogo - Copa Bozo 96

Pontos: 983
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote SaoPaulinoNY Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 3:33pm
Parabens ao forum e obrigado a todos que mantem esse raro espaco funcionando.

Aprendi muito com todos voces, apesar de pouco, entro todos os dias. Prefiro ler opinioes aqui, do que qualquer rede social que bosca seguidores e curtidas como principal meta.  Aqui sempre foi valorizado o conteudo e a substancia.

Clap
Clap
Clap
Voltar para o topo
ReginaldoSP Ver Drop Down
Conselheiro
Conselheiro

Pontos: 18618
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote ReginaldoSP Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 4:35pm
Vocês estão bem velhos...
De São Paulo tens o nome que ostentavas dignamente.
Voltar para o topo
Mauro Ver Drop Down

Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Mauro Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 5:36pm
Tem até grupo de risco...LOL
Originalmente Postado por ReginaldoSP ReginaldoSP Escreveu:

Vocês estão bem velhos...
Voltar para o topo
Maurício - SJRP Ver Drop Down

Pontos: 14424
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Maurício - SJRP Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 6:43pm
Site proibido foi o segundo nome, né? Eu lembro de participar de algo antes disso ainda, era São Paulo Mania? Ou foi depois?

Como disse o Reginaldo, velho é foda de lembrar de tudo...
Voltar para o topo
Luiz Alberto Ver Drop Down
Conselheiro
Conselheiro

Pontos: 12973
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Luiz Alberto Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 6:44pm
Não apaguem a luz, por favor!

Só vemos escuridão internet à fora e este espaço traz uma clareza para nossa mente em diversos aspectos.

Me sinto privilegiado de fazer parte dessa história!

Vida longa ao FOMQ!
Voltar para o topo
Gustavo Ver Drop Down
Moderador
Moderador

Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Gustavo Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 7:35pm
Antes mesmo. Eu nem postava nessa época.

Originalmente Postado por Maurício - SJRP Maurício - SJRP Escreveu:

Site proibido foi o segundo nome, né? Eu lembro de participar de algo antes disso ainda, era São Paulo Mania? Ou foi depois?

Gus
Voltar para o topo
Mauro Ver Drop Down

Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Mauro Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 8:12pm
Sim, era São Paulo Mania.

Houve a criação do Site Proibido com Fajopa e outros.

Veio o Manifesto que deu o que falar e em seguida o FOMQ.

São mais de 20 anos ao todo.
Originalmente Postado por Gustavo Gustavo Escreveu:

Antes mesmo. Eu nem postava nessa época.

Originalmente Postado por Maurício - SJRP Maurício - SJRP Escreveu:

Voltar para o topo
FERRARI Ver Drop Down
Membro SPFC x Milan - Mundial 1993
Membro SPFC x Milan - Mundial 1993

Pontos: 9773
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote FERRARI Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 8:12pm
Parabéns ao FOMQ, grande parte dos meus amigos na vida real são amizades geradas  neste espaço e nos eventos que aconteciam como o saudoso SPV, nossos churrascos, encontros para ver os jogos e por ai vai. Um grande abraço a todos e um parabéns ao FOMQ e indiretamente ao Gus que sem ele isso aqui já teria ido pras picas faz tempo...rsss   \o/
Voltar para o topo
Lamucci Ver Drop Down

Pontos: 10032
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Lamucci Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Julho 2020 as 11:25pm
Sobrevivi a várias coisas aqui no FOMQ.

Entrei em 2005 e tivemos os anos de glória, mas paralelamente havia a rivalidade em um campeonato do meu time com SPV (São Paulo Vergueiro), em que muitos aqui jogavam (Mello's, Ferrari, Mooca, Gus, Anselmo Negão, Marco Haberfeld, Glauco, entre vários outros). Isso acabou gerando uma discussão infeliz (da minha parte) com o Mooca no privado que, ainda bem, foi resolvida logo!

Passado isso, tive problemas com minhas postagens sem análises (lembro de uma que deu uma puta discussão - Escrevi: DISCORDO - sem mais😂😂😂😂😂). Gus, com razão, me questionou. Também fui suspenso por 30 dias e JURO que não lembro porque. Mas a minha defesa demorou tanto que o Gus até comentou que pela demora que ele via que eu estava escrevendo, tinha certeza que eu ia chutar o balde.

Após isso, passei a postar muito, pensar antes (quase sempre rs) e atingir o nível máster que todos os foristas atingem fora daqui: virar um alienígena para a grande maioria dos sãopaulinos😂😂😂😂😂😂😂😂😂.

Fui indicado e pasmem, eleito conselheiro algumas vezes, o que foi motivo de muita felicidade.

Se não fosse o tempo que perdi sem postar por usar o Google Chrome do celular 😡😡😡😡😡e não conseguir mandar inúmeras mensagens (até hoje não sei pq), talvez tivesse concorrido outras vezes.

Nunca deixei de acessar um único dia nos últimos 10 anos, com certeza.

Mantenho contato com alguns membros (e ex-membros como o Vilela, por exemplo) nas redes sociais, alguns em grupos de Whatsapp e sei que melhorei em vários sentidos não só como sãopaulino, mas como homem, aqui no FOMQ.

E torço pra vermos tempos melhores no nosso tricolor, pois me lembro do dia do trimundial aqui. Como foi lindo...

Editado por Lamucci - 01 Julho 2020 as 11:49pm
Lamucci
Voltar para o topo
Wagner Ver Drop Down

Pontos: 13211
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Wagner Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Julho 2020 as 9:08am
Eu acabei descobrindo o fórum em um outro fórum na época (acho que era da Placar). Tinha um link lá para um tal de "fórum proibido" e como na época eu tinha uns 17 anos, obviamente que cliquei em cima... ri muito

Chegando lá, tinha um cara brabo que chamava Raul... LOL
6-3-3
Voltar para o topo
Diogo Ver Drop Down

Pontos: 4719
Opções de Postagem Opções de Postagem   Curtir (0) Curtir(0)   Quote Diogo Quote  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Julho 2020 as 9:40am
Caraca... E nesse mood de nostalgia eu acabei de descobrir que a SPnet ainda está on line. hahahaha. Pensei que tinham sumido. Até hoje não entendo o motivo deles deterem o domínio "saopaulofc.com.br" 
Queremos títulos, pitbull do JJ!
Voltar para o topo
 Responder Responder Página  12>
  Compartilhar Tópico   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Página aberta em 0.172 segundos.